15/09/2017

O Futuro da Minha Cidade - a sociedade civil organizada na gestão da cidade

Será realizado no dia 28 de setembro, no auditório da Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul, o evento “futuro da Minha Cidade”, que busca mobilizar a sociedade campo-grandense para pensar na gestão e no desenvolvimento da cidade para os próximos anos. O evento é uma realização nacional da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, SESI e local do SINDUSCON-MS,e conta com o apoio da FIEMS e do SECOVI-MS.

O projeto teve inicio em 2012 e tem como principal objetivo mobilizar a sociedade civil para ser protagonista na gestão das cidades, desenvolvendo soluções para a sustentabilidade urbana. Esta iniciativa propõe uma estrutura de um modelo de trabalho para a implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável envolvendo principais lideranças do município.

O projeto surgiu a partir da experiência bem sucedida da cidade de Maringá-PR, por meio do seu Conselho de Desenvolvimento Econômico – CODEM.  Este Conselho possui um caráter deliberativo e consultivo e tem como finalidade propor e fazer executar política de desenvolvimento econômico, social e planejamento urbano e tem como características a participação voluntária, visão de futuro e planejamento, suporte técnico profissional, representatividade política apartidária, foco no desenvolvimento econômico, e representatividade da sociedade organizada.

A intenção da CBIC é disseminar esta iniciativa de organização da sociedade em algumas localidades específicas. Até o momento, conta com a integração, desde 2012, de 19 cidades localizadas nas cinco regiões brasileiras, e no dia 28 de setembro será a vez de Campo Grande-MS.

O evento em Campo Grande terá inicio às 19 horas e para participar basta fazer inscrição aqui.

A entrada é gratuita, mas sugere-se que o participante leve 1 quilo de alimento não perecível que será doado a uma instituição de caridade da capital.

Fonte: Sinduscon-MS (com informação da CBIC)