04/10/2017

Presidente do Sinduscon será o anfitrião do 2º encontro dos “Diálogos de Inovação”

Para o 2º encontro do projeto “Diálogos de Inovação”, que será realizado pela Fiems e Senai na próxima sexta-feira (06/10), às 8 horas, na Escola Senai de Construção, em Campo Grande (MS), o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, visitou o presidente do Sinduscon-MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção de Mato Grosso do Sul), Amarildo Miranda de Melo, para convidá-lo para ser o anfitrião do evento, que abordará o tema “Cidades Inteligentes”.

Segundo Jesner Escandolhero, o Sinduscom/MS representa os interesses da construção civil. “É imprescindível a participação da entidade na discussão de como as cidades vão se moldar no futuro e esse futuro pode até ser imediato. Por isso, temos debater quais seriam as tecnologias empregadas nas ditas cidades inteligentes, porém, o mais importante, é o espaço para inovação e quais oportunidades esses espaços trazem para as empresas de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Já Amarildo Miranda de Melo agradeceu o convite e elogiou a iniciativa da Fiems e do Senai. “Vejo esse projeto com bons olhos. A Federação, há cerca de 15 anos, tratava a indústria muito pontualmente e hoje a visão da Federação é de buscar alternativas para a indústria se consolidar no Estado. Acredito que esse espaço para debater a indústria para os próximos 20 anos é fundamental, principalmente em uma discussão sobre cidades inteligentes e as oportunidades que elas trazem para o setor industrial”, destacou.

Cidades Inteligentes

Pensar o desenvolvimento das indústrias inclui pensar as cidades, infraestruturas, pessoas e governos. O uso de tecnologias avançadas pode transformar a cidade no local de incentivo ao empreendedorismo pelo aproveitamento com sustentabilidade e inovação de seus recursos naturais. Dialogar sobre as decisões e ações para tornar as cidades mais inteligentes, a partir de suas características e potenciais, é um convite à reflexão sobre as oportunidades que serão geradas para as indústrias, quando os ambientes que as cercam estiverem na mesma sintonia tecnológica.

Para debater o assunto, o Senai traz na sexta-feira (06/10) o doutor em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo), Caio Adorno Vassão, que também é autor do livro “Metadesign – Ferramentas, estratégias e ética para a complexidade”.

Para conhecer as necessidades da indústria sul-mato-grossense por meio da opinião do próprio empresariado, a Fiems e o Senai promovem o projeto “Diálogos de Inovação”, uma série de oito encontros que reúne empresários da indústria e demais convidados para tratar de assuntos de alto impacto para elaboração do plano de desenvolvimento das indústrias com base na inovação tecnológica. Como resultado dos encontros será criado o painel “MS Indústria para o Futuro”, que apontará os caminhos da inovação a partir da ótica do setor.

Serviço – Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.dialogosdeinovacao.com.br .

Fonte: FIEMS