24/01/2018

Levantamento indica que ABNT publicou 93 Normas Técnicas relacionadas ao setor da construção em 2017

O Boletim de Normas Técnicas – Publicadas, Canceladas e Confirmadas do setor da construção de janeiro de 2018, divulgado pela CBIC, com apoio do Sinduscon-MG, revela que em 2017 foram publicadas 93 normas técnicas relacionadas ao setor da construção em 2017.

E o que leva uma norma técnica a entrar em consulta nacional? Um processo periódico de análise sistemática dentro da ABNT ocorre após cinco anos de publicação da norma para avaliar a necessidade de ser revisada, mantida (confirmadas) ou cancelada. Outro processo é a solicitação de revisão por alguma das partes interessadas na norma. Que, neste caso, se faz necessária a abertura de uma comissão de estudo.

Todos os interessados podem participar das reuniões das Comissões de Estudo (CE) responsáveis pela elaboração ou revisão de Normas, através de solicitação enviada às coordenações dos comitês da ABNT.

O volume de normas que envolvem o setor da construção e a complexidade de seus produtos aumenta a importância da participação deste na elaboração das Normas Brasileiras para que a normalização seja instrumento de melhoria da qualidade das construções no país.

 Monitoramento

A CBIC, por meio do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comat, desenvolve um trabalho de monitoramento e participação nos processos de elaboração e revisão de Normas que impactam o setor da construção.

Para acessar o Boletim de Janeiro de 2018 das Normas Técnicas do setor da construção publicadas, canceladas e confirmadas no ano de 2017, clique aqui.

Está disponível também no site da CBIC o Catálogo de Normas Técnicas – Edificações (2017), com 1085 Normas do Setor da Construção para Edificações, distribuídas em áreas de interesse. O Catálogo faz parte do projeto “Gestão de Normas Técnicas do Setor”, uma iniciativa CBIC e Senai Nacional. Para acessar clique aqui.

Para mais informações sobre o processo de Normalização acesse o site da ABNT e acompanhe nossos boletins e notícias no site da CBIC.

 

Fonte: CBIC

DFI SISTEMA FINANCEIRO
DFI SISTEMA FINANCEIRO

Sinduscon-MS © Todos os direitos reservados.
Rua Spipe Calarge, 1479 | Vila Morumbi | Campo Grande-MS | CEP: 79051-560
Telefone: (67) 3387-8884 | Fax: (67) 3387-0909 | e-mail: sindusconms@sindusconms.com.br