18/07/2018

Governo disponibiliza Manual do Usuário Web Geral para auxiliar a inclusão de dados no eSocial

Está à disposição dos interessados, no portal do eSocial, o Manual do Usuário Web Geral. Trata-se de uma ferramenta auxiliar destinada à inserção de dados no eSocial. O objetivo é permitir às empresas o cumprimento das obrigações legais em situações de contingência ou indisponibilidade do seu próprio software.

A ferramenta não pretende substituir os sistemas próprios das empresas, mas permitir a consulta e edição (inclusão, alteração, retificação e exclusão) de “eventos” enviados para o ambiente nacional do eSocial. Serão exibidos ao usuário, além do conteúdo do “evento”, os números de recibo, o que permitirá às empresas efetuar acertos e correções nos próprios sistemas.

As funcionalidades do sistema (Web Geral) serão disponibilizadas respeitando o cronograma de implantação do eSocial. Portanto, se um empregador não está obrigado a enviar determinada informação ao eSocial, não conseguirá acessar essa funcionalidade na versão Web Geral.

O módulo Web Geral faz parte do sistema eSocial, portanto, esse módulo segue todas as premissas do Manual de Orientação (MOS) e dos Leiautes do eSocial.

O Manual Web Geral não trata sobre a interpretação de leis, ou quando deve ser aplicado determinado direito, ou deveres na relação de trabalho, dentre outros aspectos, mas restringe-se a demonstrar como utilizar as funcionalidades para transmissão dos eventos previstos na documentação do eSocial.

 

Fonte: CBIC 

 

DFI SISTEMA FINANCEIRO
DFI SISTEMA FINANCEIRO

Sinduscon-MS © Todos os direitos reservados.
Rua Spipe Calarge, 1479 | Vila Morumbi | Campo Grande-MS | CEP: 79051-560
Telefone: (67) 3387-8884 | Fax: (67) 3387-0909 | e-mail: sindusconms@sindusconms.com.br