Da Denominação, Sede, Base Territorial, Forma de Constituição e Duração

Artigo 1º - O Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul, estabelecido à Rua Spipe Calarge, Nº 1479 Vila Morumbi, CEP 79051-560, com sede e foro em Campo Grande -MS, CNPJ. N.º 33.174.384/0001-18, Cód. Sindical N.º 001.104.01210-0, fundado em 29 de agosto do ano de 1989; é devidamente constituído para fins de estudo, coordenação e representação legal da categoria econômica da construção civil, construção pesada, engenharia, consultoria, montagens industriais e serviços correlatos; compreendidas no 3º grupo do plano da Confederação Nacional da Indústria.

Parágrafo Primeiro - A entidade não tem fins lucrativos.

Parágrafo Segundo - A atuação reger-se-á pelas normas do presente Estatuto e disposições legais aplicáveis, colaborando com os poderes públicos e as demais associações, objetivando à solidariedade de classe e à subordinação aos interesses nacionais.

Artigo 2º - A base territorial é o Estado de Mato Grosso do Sul, exceção feita aos municípios de Corumbá e Ladário.

Artigo 3º - A entidade é constituida de:

I - Sócios Efetivos: Os admitidos e readmitidos em qualquer época, na forma do presente Estatuto;

II - Sócios Honorários: Os associados que façam jus a esta distinção, pôr proposição da Diretoria à Assembléia Geral;

III - Sócios Beneméritos: As pessoas físicas ou jurídicas não pertencentes ao quadro social merecedores da distinção pelos relevantes serviços prestados à classe ou à comunidade;

IV - Sócios Temporários: Empresas de outros estados que vierem prestar serviços na base territorial deste Sindicato.

Artigo 4º - O prazo de duração é indeterminado.