O que é

CUB – Custo Unitário Básico

O art. 53 da Lei 4591, de 16/12/1964, determinou que o BNH contratasse a associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, para que fossem padronizados critérios e normas para cálculo de custos unitários de construção, execução de orçamentos e avaliação global de obra, determinando parâmetros a serem divulgados.

Este artigo também determinou a classificação dos padrões de construção em baixo, normal e alto, levando-se em conta as condições de acabamento, a qualidade do material empregado e os equipamentos existentes.

A Norma então criada, designada NB 140, (contemplava 4 projetos-padrão: 1,4,8 e 12 pavimentos, com 2 e 3 quartos) foi atualizada em 1992 passando a ser NBR 12.721. Em 1999, foram acrescentados novos padrões, aos residenciais já existentes: comercial, casa popular e galpão.

O art.54, da referida Lei, obriga os Sindicatos da Indústria da Construção a calcularem e divulgarem, mensalmente, os custos unitários da construção na sua base territorial, referentes aos diversos padrões.