Caso não haja novos lançamentos, estoque imobiliário em Campo Grande pode acabar em até quatro meses
O Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinduscon-MS) apresentou, nesta segunda-feira (09/09), os resultados do Censo Imobiliário do 2º trimestre de 2025, realizado pela Brain Inteligência Estratégica, com apoio do Senai/MS. O estudo confirma o cenário otimista da construção civil em Campo Grande, impulsionado pelo forte interesse da população na aquisição de imóveis.
De acordo com os dados, a intenção de compra no Brasil alcançou 49% da população com renda acima de R$ 2,5 mil, o maior índice já registrado. Mas em Mato Grosso do Sul o cenário é ainda mais animador: quase 70% da população manifesta desejo de comprar um imóvel nos próximos 24 meses.
Segundo o presidente do Sinduscon/MS, Kleber Recalde, a conjuntura local favorece esse movimento. “Temos uma economia que se destaca no cenário nacional e uma oferta menor em relação à demanda. Além disso, a geração de emprego e renda no estado é superior à média do país, o que significa mais famílias buscando moradia e qualidade de vida. Esse é um momento bastante favorável para o setor em Campo Grande”, afirmou.
Preferência por moradia
O estudo revela que a maioria das intenções de compra tem como foco imóveis para moradia. O apartamento lidera como o modelo mais desejado (46%), seguido de perto pela casa de rua (41%). O principal motivador é sair do aluguel, apontado por 48% dos entrevistados.
Apesar do apetite do consumidor, o mercado de Campo Grande vive um processo de ajuste após um ciclo de alta. Caso não haja novos lançamentos, o estoque imobiliário disponível pode se esgotar em até quatro meses, alerta a pesquisa.
Para o Presidente do Sinduscon, o Censo funciona como um guia estratégico para os empresários do setor. “O Censo Imobiliário não é apenas um retrato do mercado, mas uma bússola. Ele nos dá clareza para investir com responsabilidade e planejar o futuro da construção civil em Campo Grande”, destacou Recalde.
A apresentação dos dados foi conduzida por Anderson Gonçalves, Head Centro-Oeste e Norte da Brain, e contou com debate entre empresários do setor, seguido de coletiva de imprensa.
A pesquisa completa do Censo Imobiliário do 2º trimestre de 2025 está disponível para os Associados Sinduscon/MS. Quer se tornar um associado entre em contato pelo telefone:
fixo 3387-1608 e o celular da secretaria 99243-7860