A indústria da construção foi destaque no primeiro bimestre de 2025, contribuindo significativamente para a geração dos empregos formais no setor industrial de Mato Grosso do Sul. Dados divulgados pelo Observatório da Indústria da FIEMS, apontam que a indústria da Construção sul mato-grossense gerou 1.516 novas vagas de carteira assinada nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, e isso corresponde a 42% do total dos 3.599 empregos gerados pelo setor Industrial no Estado nesse período.

Segundo o Observatório, os setores da indústria da construção que mais contrataram foram: Construção de edifício (+ 826 vagas); Obras de terraplanagem (+225 vagas); Montagem de estruturas Metálicas (+202 vagas); Fabricação de pré-moldado de concreto (+92 vagas); Obras de montagem indústria (+86 vagas) e obras de alvenaria (+ 85 vagas).

De acordo com o presidente do Sinduscon-MS, Kleber Recalde, esse desempenho positivo na criação de empregos reforça a importância do setor para o desenvolvimento econômico e geração de oportunidades de trabalho no Estado. “Com investimentos em infraestrutura, empreendimentos residenciais, obras públicas e obras industriais e comerciais, a indústria da construção continua a atrair mão de obra e a impulsionar a cadeia produtiva, beneficiando desde fornecedores de materiais até profissionais especializados", explica.

A entidade destaca que o crescimento reflete não apenas a retomada da confiança do mercado, mas também a expansão e crescimento industrial, além de políticas de incentivo e a demanda por habitação e infraestrutura no estado. Manter esse ritmo será fundamental para consolidar a Indústria da construção como um pilar estratégico na geração de empregos e no fortalecimento da economia regional.

Sobre o Sinduscon-MS

Sindicato intermunicipal da Industria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinduscon-MS atua na representação e defesa das empresas do setor, promovendo ações que estimulam o desenvolvimento sustentável e a inovação na Indústria da Construção