Cursos gratuitos de qualificação profissional visam ampliar a presença de mulheres na construção civil e fortalecer a mão de obra no Estado
O Sinduscon-MS, em parceria com a Semu e o Sintracom-Cg, abriu nesta quarta-feira (12), as inscrições para o segundo módulo dos cursos de qualificação do projeto “Elas Constroem”. A iniciativa também foi apresentada a mulheres lideranças da construção civil durante um café especial promovido pela entidade, reforçando o compromisso do setor com a inclusão e o fortalecimento da presença feminina nos canteiros de obras.

Realizado em parceria com a CBIC e o SENAI, dentro do programa Construindo Talentos, o projeto tem como objetivo ampliar a participação das mulheres na construção civil por meio de capacitação técnica, geração de oportunidades e promoção da autonomia financeira. A ação também contribui para reduzir a carência de mão de obra qualificada no setor.
A superintendente do Sinduscon-MS, Kely de Paula, destacou que o projeto vai além da qualificação profissional e representa uma mudança cultural no setor. “O ‘Elas Constroem’ é uma iniciativa que une inclusão, capacitação e desenvolvimento econômico. Ao abrir novas turmas e apresentar o projeto às lideranças femininas, reforçamos nosso compromisso em ampliar o espaço das mulheres na construção civil e em preparar o setor para um futuro mais diverso, qualificado e competitivo”, afirmou.

Nesta nova etapa, serão oferecidos gratuitamente os cursos de Pedreiro(a) de Alvenaria (160h), Assentador(a) de Revestimento Cerâmico (160h), Operador(a) de BobCat + NR18 (40h) e Orçamento de Obras (40h). As turmas contam com 20 vagas cada, com aulas teóricas online e atividades práticas realizadas na Escola da Construção do SENAI, por meio da metodologia “Aprendendo a Construir”.
As inscrições seguem até o dia 27 de fevereiro, e a aula inaugural está marcada para 7 de março de 2026. No primeiro módulo do projeto, 40 mulheres já foram qualificadas em três cursos, demonstrando o impacto positivo da iniciativa na transformação de vidas e na qualificação do setor.